Autor Destaque da Semana: Bosquinho Poeta, a Voz da Poesia Amazônica
Nesta semana, em nosso blog Afluentes da Palavra, temos a honra de destacar a trajetória de João Bosco Rocha, o Bosquinho Poeta, um dos mais expoentes da literatura amazônica. Com mais de vinte anos dedicados à poesia, Bosquinho Poeta já publicou três livros e é figura essencial no cenário literário de Manaus. Além de escritor, é um dos pilares culturais do estado, membro da Academia de Literatura, Arte e Cultura da Amazônia (Alaca), e integrando outras instituições renomadas, como a Academia Amazonense Maçônica de Letras (AAML) e a Academia Intercontinental Sênior de Literatura e Arte (Aisla).
![]() |
Bosquinho Poeta |
Sua obra e trajetória foram merecidamente reconhecidas com o Título de Doutor Honoris Causa em Literatura, concedido pela Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes. Entre outras honrarias, Bosquinho recebeu a Medalha Ruy Araújo, a mais alta comenda do Legislativo Amazonense, além de homenagens no Dia do Escritor na Câmara Municipal de Manaus e na Assembleia Legislativa de São Paulo, onde foi agraciado com a Medalha Templária Milenar. Em 2023, sua vida e obra atravessaram os limites do palco literário para brilhar na passarela do samba, com o enredo “A Estrela de um Sonhador Hoje Reina na Dragões do Império”, que trouxe o Grêmio Recreativo Escola de Samba Dragões do Império ao título do Grupo de Acesso A do Carnaval.
Bosquinho Poeta vai além da literatura. Na Maçonaria, contribui para causas sociais importantes como a Ação Glomam Covid, em que 145 toneladas de alimentos foram distribuídas para famílias em situação de vulnerabilidade. Hoje, atua como Grande Secretário de Esportes e Eventos da Grande Loja Maçônica do Amazonas, na gestão do Sereníssimo Grão-Mestre Marcelo Barbosa Peixoto e Eminente Grão-Mestre Ad Vitam Tufi Salim Jorge Filho.
A voz e o talento de Bosquinho Poeta também reverberam em eventos como o Recital Poético A Voz da Poesia, uma iniciativa que encanta o público em espaços como a Casa Som Amazônia e o Teatro Icbeu ao lado de grandes ícones da cultura Amazônica como Celdo Braga. Compositor tetracampeão de sambas-enredos pelo Grêmio Recreativo Escola de Samba Reino Unido da Liberdade, Bosquinho ainda apresentou o Momento da Poesia na Rádio Difusora, levando aos ouvintes a beleza da palavra poética.
Atualmente Conselheiro de Literatura do Concultura, Bosquinho Poeta afirma que a literatura é um "ato de resistência e um grito de celebração da cultura amazônica". Sua dedicação e amor pela poesia inspiram gerações, reafirmando o papel da literatura como força cultural e transformadora. Celebramos, hoje e sempre, a grandiosidade do poeta, sua paixão pelas letras e sua entrega à cultura do Amazonas.
Comments
Post a Comment